O novo serviço da Abert tem o objetivo de produzir e gerar conteúdo radiofônico para os associados da entidade, com informações e entrevistas sobre assuntos que englobam a radiodifusão brasileira.
As matérias geradas ficarão disponíveis no sítio da Abert na internet e poderão ser gravadas pelos associados da entidade que, a seu exclusivo critério, poderão veicular gratuitamente em sua programação. Perdendo a atualidade, as matérias incorporarão o acervo da audioteca.
O conteúdo será editado em formato de boletim jornalístico com duração máxima de dois minutos.
Como a Rádio Abert não pretende ser uma agência de notícias, a atualização das matérias será baseada na demanda e na relevância dos fatos.
A Rádio Abert fará a cobertura dos acontecimentos que envolvam a radiodifusão nos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. A pauta também englobará a cobertura de audiências públicas, reuniões, seminários e congressos, sempre mantendo o foco nos assuntos de interesse do segmento.
Para complementar essa ferramenta de comunicação institucional, a Rádio Abert contará com a parceria das Associações Estaduais de Emissoras de Rádio e TV. O objetivo é informar sobre as decisões nacionais que contemplam assuntos locais, criando, assim, um canal de integração com os radiodifusores.
A Rádio Abert pretende ser um instrumento de informação e defesa da Radiodifusão livre, aberta e gratuita.