O convênio com o Ministério da Educação (MEC), criado especialmente para associados da ABERT, diminui as inserções de conteúdo educativo obrigatório e gratuito na programação das emissoras.
Criado em 1991, o MEC/ABERT permite que as rádios e televisões veiculem apenas cinco minutos diários de programas educacionais ao invés de 300 minutos semanais, como prevê a Portaria Interministerial 568/1980.
De acordo com Luis Roberto Antonik, diretor geral da ABERT, o convênio é positivo tanto para o Ministério quanto para as emissoras. Isso porque, apesar de ser um tempo reduzido, o alcance do conteúdo educativo é muito maior.
“Conseguimos esse benefício porque qualificamos os espaços das inserções. Nos 300 minutos, a emissora poderia colocar de madrugada, mas agora ela precisa colocar quatro minutos durante o dia e um minuto em horário nobre. Custa mais caro, mas é melhor porque não perde audiência e amplia o alcance”, explica Antonik.
Outro ponto importante que o convênio MEC/ABERT oferece é a manutenção da audiência, já que, se a emissora optar pela divulgação dos 300 minutos semanais, deverá fazê-lo em bloco.
"Acontece que os blocos derrubam a audiência irremediavelmente, assim como acontece nos programa políticos eleitorais. Por esta razão, a partir de 2016, os partidos optaram por reduzir os blocos de 50 minutos para 10 minutos. Como contrapartida, aumentou consideravelmente o número de inserções. Entretanto, o mais importante de tudo: a audiência foi mantida.", afirma Antonik.
Para saber mais e se tornar um associado, ligue 0800 940 2104 ou acesse abert.org.br.