Com o tema “O Rádio e os Esportes”, a Unesco, órgão das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura, celebra, em 13 de fevereiro, o Dia Mundial do Rádio.
A campanha ressalta a importância do rádio, não só pelo alcance obtido com a divulgação dos esportes, mas por promover e incentivar temas de caráter social.
A Rádio ABERT conversou com ouvintes que acompanham de perto o meio rádio. Todos ressaltaram o papel fundamental na aproximação com o cidadão, levando informação, serviço e entretenimento gratuitos aos ouvintes. (ouça aqui).
“O rádio é o veículo de comunicação mais próximo do brasileiro. Ele chega a todos os lugares do Brasil, levando informação e diversão” afirma o deputado federal Alex Canziani (PTB-PR).
Para o ministro chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, o rádio é o veículo de comunicação que tem a maior capacidade de se reinventar, o que garante a sua sobrevivência como uma importante fonte de informação.
“Mesmo com a chegada de outros meios de comunicação, o rádio segue crescendo por ser dinâmico e por estar sempre junto aos brasileiros”, disse o ministro.
A Unesco disponibilizou peças publicitárias sobre o Dia Mundial do Rádio no site http://www.diamundialradio.org. O download é gratuito.
A ABERT, integrante da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), membro permanente do Comitê Organizador junto à UNESCO, aderiu à campanha.