A máxima “divulgação é a alma do negócio” é colocada em prática todos os dias pela Rádio Boa Nova (RBN), de Guarulhos (SP). Após adquirir um aplicativo exclusivo do projeto MobiAbert, há mais de um ano, a emissora divulga intensamente a presença na internet e já alcançou ouvintes em diversos estados e países.
“Divulgamos amplamente o app de todas as formas possíveis, como email marketing, vídeos e spots explicativos, divulgação em sites e redes sociais. Já temos mais de 10 mil downloads. A maior parte dos usuários é de São Paulo, mas temos ouvintes de todos os estados do Brasil e de vários países, especialmente Portugal e Estados Unidos, geralmente brasileiros que residem nesses países”, afirma André Marouço, gerente de Comunicações da Fundação Espírita André Luiz (Feal), que administra a RBN.
O gerente ressalta que não basta apenas transmitir rádio pelo aplicativo, é preciso produzir conteúdos e oferecer novas possibilidades para transformar internauta em ouvinte.
“Achamos que não se trata apenas de entregar a programação da rádio pela plataforma, mas sim de ofertar funções que podem ser diferenciais para o público que utiliza o aplicativo”, destaca Marouço.
Para a Rádio Boa Nova, toda tecnologia que aproxima emissora e audiência é relevante para a radiodifusão.
“É de suma importância qualquer tecnologia que nos faça chegar até os usuários. Antes as ondas médias e a frequência modulada eram as únicas maneiras de oferecer produção sonora. Agora, os usuários não usam apenas uma tecnologia, é o rádio do carro, o aplicativo de música, o rádio do celular, os aplicativos de rádio, as smart TVs. O trabalho do produtor e programador é fazer chegar até o usuário a programação que ele deseja, no momento que ele quer e no dispositivo que ele tiver em mãos”, conclui ele.
Sua rádio já participa do (logo) MOBIABERT?
O projeto dá três oportunidades para o radiodifusor transmitir a programação em diferentes plataformas mobile e online.
• App integrador MobiAbert: O sistema é gratuito e reúne quase 2,5 mil rádios de todo o Brasil em um aplicativo disponível para smartphones iOS e Android. É nesse app que as emissoras possuem um login que dá acesso a diversas informações personalizadas e possibilidades de customização do espaço da rádio. É possível, por exemplo, interagir com os ouvintes e alterar links e informações. O internauta pode classificar e favoritar as emissoras que mais gosta, ver o que os amigos estão seguindo, acessar os portais de notícias G1 e ABERT e escolher a qualidade do áudio da programação (BAIXE O APP NO SEU CELULAR!)
• Portal integrador MobiAbert PLAY: É um site na internet, como uma rede social dirigida aos ouvintes. Reúne todas as emissoras presentes no app integrador e os sistemas são interligados: todas as ações realizadas no login do radiodifusor aparecem nas duas plataformas. (Acesse www.mobiabertplay.com.br)
• App exclusivo: A rádio tem seu próprio aplicativo disponível para smartphones. A ABERT cobre os custos iniciais e ainda paga os primeiros 6 meses de manutenção para a rádio. Após esse período, a emissora passa a pagar apenas um salário mínimo por ano. Os apps exclusivos possuem espaços exclusivos para publicidade.
Quer participar do projeto ou pedir seu login gratuito? Envie um email para
Convênio ABERT – CICLANO
Rádios associadas à ABERT também têm benefícios na contratação do streaming. Conheça:
Rádios FM até 5k ou AM, inclusive as que já migraram, independentemente da potência em FM: Streaming gratuito com 100 mil ouvintes simultâneos por emissora com 128 Kbps de qualidade, painel exclusivo com dados da audiência e possibilidade de adicionar spot antes da programação. Ou seja, é possível vender publicidade nesse espaço. Além disso, há um sistema que permite a transmissão de vídeo (câmera no estúdio) disponível gratuitamente. Após o prazo de gratuidade, a rádio pagará apenas R$ 27,93 por mês à CICLANO durante todo o período do convênio com a ABERT, nos próximos três anos.
Rádios FM acima de 5K: 85% de desconto na contratação do streaming. Essas rádios pagam apenas R$ 0,12 por ouvinte simultâneo e, assim como as emissoras menores, têm qualidade de transmissão de 128 Kbps, possibilidade de adicionar spot antes da programação e acesso ao login exclusivo, com informações sobre audiência, plataformas que tocam o streaming e local onde estão os ouvintes que acompanham a programação online. As rádios maiores também têm o sistema que permite a transmissão de vídeo (câmera no estúdio) disponível gratuitamente.
PEÇA SEU STREAMING: