Sete décadas de história do rádio e da televisão na cidade de Caxias do Sul, na serra gaúcha, são contadas no Documentário “ No Ar”. De autoria de Gildo Flores e Juliano Flores, o filme faz um passeio cronológico mostrando o desenvolvimento dos veículos de comunicação desde 1946, quando surgiu a primeira rádio na cidade, até os dias atuais.
O diretor do documentário Juliano Flores conta que a ideia surgiu para mostrar a evolução da comunicação em uma das principais cidades do Rio Grande do Sul. “No filme quis mostrar um avô contando para o neto, como era difícil ter acesso às notícias na década de 40, quando surgiu a primeira emissora de rádio em Caxias. Hoje, o rádio e a televisão estão na internet e no celular acessíveis a todos. E isto é uma evolução fantástica”, disse Juliano, que é jornalista e teve a ideia de fazer o documentário porque desde pequeno acompanhava o trabalho do pai, Gildo Flores, um dos pioneiros da comunicação na cidade.
Com áudios originais, o documentário ilustra a chegada da emissora Reunidas de Caxias, o primeiro veículo de comunicação da cidade e dedicado às notícias e prestação de serviço da região. Até então, os moradores da cidade apenas tinham acesso ao noticiário por meio de um alto-falante instalado na praça central.
No final da década de 40, surge a segunda rádio do município, a Difusora Caxiense, emissora que fortaleceu e inovou nas transmissões esportivas.
Nos anos 50 e 60, Caxias do Sul ganhou mais quatro novas emissoras de rádio, mas o grande avanço desta época ocorreu em 1969, com a chegada da TV Caxias, a primeira geradora de TV do interior do estado, retransmitindo a programação da então TV Gaúcha, de Porto Alegre. Com isso, os caxienses ganham a oportunidade de levar os fatos e as notícias da serra gaúcha para outras regiões do Rio Grande do Sul. Mais tarde, a TV Caxias se tornou TV RBS Caxias.
A partir da década de 70 e 80, retrata o filme, surgiram as rádios FM, com um áudio melhor e dedicadas as músicas de sucesso do Brasil e do mundo. Além do mais, novas televisões se instalaram na cidade, retransmitindo a programação das emissoras nacionais e da capital do estado.
No final dos anos 90, chega à Serra Gaúcha a televisão a cabo e com ela surge a TV da Universidade de Caxias do Sul, uma emissora com enfoque educativo, mas que também tem espaço para programação de notícias, esportes e entretenimento, e quase tudo “ao vivo.
No início dos anos 2000, surge a TV Câmara de Vereadores, que permitiu acompanhar, ao vivo, os debates de interesse público no legislativo. Nesta mesma década, relata o documentário, começam operar na cidade novos canais a cabo, como a TV Comunitária, emissora totalmente ligada ao dia a dia dos bairros do municípios, e que hoje também opera na TV aberta.
Atualmente, Caxias do Sul, cidade com uma população de mais de 440 mil habitantes (IBGE) possui três emissoras de TV comerciais, uma rede de televisão comunitária e diversas rádios que operam em AM e FM.
Clique aqui e assista o trailer do Documentário no AR.
Assessoria de Comunicação da Abert