Os moradores beneficiados pelo programa Bolsa Família de Cristalina, Luziânia, Santo Antonio do Descoberto, Valparaiso de Goiás, Cidade Ocidental, Novo Gama, Formosa, Águas Lindas de Goiás e Planaltina já começaram a retirar os kits para se prepararem para a digitalização da TV na capital federal e nas cidades goianas ao redor do Distrito Federal. O desligamento do sinal analógico em Brasília está previsto para 26 de outubro.
Composto por uma antena e um conversor digital, o kit está disponível nas lojas Fujioka, onde o beneficiado também pode ter um curso rápido sobre como instalar os itens no televisor. Em Brasília e nas cidades satélites os kits serão entregues a partir de maio.
Imagem ilustrativa - conversor digital. Foto divulgação.
A distribuição dos conversores e o processo de desligamento do sinal analógico em todo país são coordenados pela EAD (Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV). Até o momento, 48.410 kits foram entregues, o que representa cerca de 68% do total a ser distribuído nas cidades do entorno. Apenas o Distrito Federal possui quase 3 milhões de habitantes e mais de 90 mil pessoas serão beneficiadas.
A previsão da EAD é de que todos os 14 milhões de cadastrados no programa Bolsa Família no Brasil recebam os kits até o fim do processo de desligamento da TV analógica, em 2023. A instalação do conversor e da antena permitem que aparelhos antigos de TV estejam aptos a receber o sinal digital e, consequentemente, a terem imagem e som com muito mais qualidade, sem que seja necessário comprar um novo aparelho.
Para agendar a retirada do kit de conversor digital, basta ligar para o número 147 ou acessar www.vocenatvdigital.com.br.