Brasília será a primeira capital do país a ter o sinal analógico de TV totalmente desligado. No próximo dia 26 de outubro, a capital federal e mais nove cidades do entorno do Distrito federal receberão o sinal digital da TV aberta, com a imagem limpa, livre de chuviscos e interferências.
Durante 10 dias (3 a 12 de outubro), um caminhão percorreu 16 cidades do entorno do DF levando informações à população sobre o desligamento da TV analógica. A Onda Digital foi mais uma ação de mobilização criada pela TV Globo.
Outro projeto de sucesso foi a Patrulha Digital. Técnicos e engenheiros da TV Globo acompanhavam os alunos voluntários do Senai e do Instituto Federal de Goiás nas visitas às casas, orientando a população sobre a instalação do conversor digital, a sintonização da TV e o apontamento da antena. A Globeleza Érika Moura, madrinha da ação, participou das visitas.
Cristalina, Luziânia, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas, Planaltina e Formosa foram as cidades goianas que receberam a Patrulha Digital, além das cidades do entorno do DF: Ceilândia, São Sebastião, Taguatinga, Guará, Eixo Monumental, Sobradinho e Planaltina.
De acordo com o engenheiro de Projetos Especiais da Globo, André Dias, a ação superou as expectativas. "A Onda Digital é um trabalho informativo para população, mas é extremamente emocionante ver a reação das pessoas quando o sinal é convertido para o digital. A televisão é muito importante na vida das pessoas e para muitos é o único companheiro. E vê-las se surpreendendo com melhor imagem, melhor som e ainda de graça é gratificante", comentou Dias.
Em Ceilândia, a Patrulha Digital instalou o conversor e a antena na casa de um deficiente visual. O sinal digital permite que pessoas portadoras de deficiência visual acionem o sistema de Audiodescrição (faixa narrativa adicional). O recurso oferece pausas entre falas e diálogos,e um narrador descreve as imagens que aparecem na tela como o cenário e a expressão e gestos feitos pelas pessoas.