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    Fabricantes de refrigerantes deixam de fazer propaganda para crianças até 12 anos

    A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir) aprovou, na terça-feira (26), em Assembleia Geral, as “Diretrizes ABIR sobre Marketing para Crianças”. A associação decidiu recomendar aos fabricantes que suspendam a propaganda de seus produtos quando 35% do público de um programa tiver menos de 12 anos.

    Os associados se comprometem ainda a não fazer comunicações de marketing em escolas com crianças abaixo de 12 anos, exceto quando acordado ou solicitado pela administração do estabelecimento de ensino para propósitos educacionais ou esportivos.

    O compromisso se aplica às bebidas não alcoólicas, tais como refrigerantes, néctares, bebidas esportivas e/ou energéticas, águas aromatizadas, chás e cafés prontos para beber. Água pura (mineral, fonte, purificada, com e sem gás), sucos de frutas ou vegetais e bebidas à base de leite estão fora das recomendações.

    As diretrizes abrangem televisão aberta, rádio, jornais, cinema, publicidade online (incluindo sites e conteúdo controlado pela empresa nas mídias sociais), DVDs, marketing direto, colocação de produtos, jogos interativos, marketing ao ar livre e marketing móvel e SMS.

    As formas de marketing que não estão sob o controle direto do proprietário da marca, como por exemplo embalagens nos pontos de venda, ou comunicações de marketing com conteúdo gerado pelo usuário, não estão abrangidos pelo compromisso.

    De acordo com o presidente da Abir, Alexandre Jobim, a decisão segue uma tendência mundial. "Muitas marcas de bebidas não alcoólicas fabricadas no Brasil já adotaram totalmente esse compromisso e suas experiências internacionais e nacionais serão utilizadas como base para a nova estratégia da indústria no país", disse ele.

    Jobim reafirmou também o compromisso das indústrias de bebidas não alcoólicas com a agenda e defendeu as iniciativas do setor para a autorregulamentação. “A Abir trabalha no sentido de implementar a orientação, respeitando os calendários próprios de cada associado. Acreditamos no papel da autorregulamentação consciente e no último ano a Abir criou um grupo de trabalho cujas conclusões são no sentido de aderirmos às práticas e diretrizes já existentes em outros países”.

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