O mutirão da migração do rádio AM para FM chega à Fortaleza (CE) na próxima segunda-feira (4), quando doze radiodifusores cearenses assinarão os termos aditivos de adaptação das outorgas, uma das últimas etapas para a operação na nova faixa.
O evento vai abrir o congresso de radiodifusão Fala Norte/Nordeste 2017, promovido pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), e terá a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), Gilberto Kassab, do presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, e da presidente da ACERT, Carmen Lúcia Dummar.
A ação do MCTIC já passou por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, São Paulo e Paraíba, totalizando a migração de quase 600 emissoras.
Em setembro, o mutirão da migração do rádio AM para FM ainda vai passar por Manaus (AM), no dia 15, e Belém (PA), no dia 29. Essas ações fazem parte de um esforço do MCTIC para finalizar a primeira fase do processo de migração até 17 de dezembro. Das 1.781 emissoras de rádio AM existentes no país, 1.440 solicitaram a mudança e 1.006 já foram contempladas com o canal na faixa de FM.
Fala Norte/Nordeste
O Fala Norte/Nordeste 2017 é o maior evento para radiodifusores das duas regiões brasileiras. Nesta edição, o tema será “Inteligência Criativa para Geração de Negócios da Comunicação” e contará com a participação de publicitários, engenheiros e profissionais de rádio e TV.
Representantes da ABERT vão debater os aspectos legais da migração do rádio AM/FM, a digitalização da TV, as novidades do projeto MobiAbert e o combate às notícias falsas. A Anatel e o MCTIC também participarão dos painéis.
Os participantes poderão, ainda, visitar a Feira da Indústria da Radiodifusão, onde dezenas de empresas vão expor novos equipamentos, produtos e serviços para o setor. Outra atração é o 3º Prêmio Aboio de Comunicação, que será entregue às melhores peças de criação, produção e veiculação, nas categorias jingle, spot, VT e campanha.
Acesse falanortenordeste.com.br para saber mais. Para informações sobre o mutirão, envie email para