A judicialização da atividade jornalística foi um dos temas abordados no V Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, realizado nesta terça-feira, 7, em Brasília. O evento, promovido pelo Portal Imprensa com o apoio da ABERT, da ANJ e da ANER, reuniu especialistas e profissionais de comunicação para discutir avanços e retrocessos da liberdade de imprensa no país.
A abertura contou com a participação do diretor do Portal Imprensa, Sinval Leão, do presidente da Abert, Daniel Slaviero, e do vice-presidente de Relações Institucionais da TV Globo, Paulo Tonet Camargo. Também participaram da cerimônia de abertura, o diretor-executivo da ANJ, Ricardo Pedreira; e a diretora da ANER, Ângela Rehem.
Para Sinval Leão, idealizador do fórum, a liberdade de imprensa é fundamental para o crescimento da democracia do país. Já o presidente da Abert, Daniel Slaviero, destacou que defender a liberdade de expressão “é uma missão existencial” da sociedade.
“Isso estampado na Constituição Federal é sinal de que o Brasil é um país democrático e não podemos retroagir”, disse Slaviero.
Assessoria de Comunicação da Abert