Profissionais, pesquisadores e estudantes da área de produção e distribuição de conteúdo audiovisual participaram do SET Regional Sul, evento realizado na quarta-feira (25), em Florianópolis (SC), e que contou com a presença do diretor de Assuntos Legais e Regulatórios da ABERT, Rodolfo Salema.
No painel sobre atualizações regulatórias do setor de radiodifusão, Salema destacou o cenário para o rádio e a TV, e afirmou que “nesse momento é importante garantir o estímulo ao desenvolvimento da TV 3.0 e calibrar com uma regulação minimalista, garantindo o equilíbrio necessário para a transição da nova geração de televisão.”
Salema defendeu ainda a chamada proeminência na TV 3.0. “O acesso à televisão aberta deve ser direto e facilitado na interface inicial e no controle remoto dos televisores para todos os usuários”.
Também participaram do painel, Paulo Eduardo dos Reis Cardoso, coordenador de Inovação e Sistemas de Radiodifusão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Fábio Bigolin, presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), Tawfic Awwad Junior, diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização do Ministério das Comunicações, e Wender Almeida de Souza, representante da Regional Centro-Oeste da SET.
Em outros painéis, foram discutidos temas sobre conectividade, uso de IA na produção de conteúdo, infraestruturas hiperconvergentes e concentração de produção em plataformas.