O jornal Gazeta do Povo e cinco jornalistas do periódico receberam, na quarta-feira (28), o prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2016.
A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) premiou os profissionais e o jornal pelas reportagens sobre a remuneração acima do teto constitucional de magistrados do Paraná e membros do Ministério Público paranaense.
As matérias publicadas em fevereiro deste ano pelos jornalistas Chico Marés, Euclides Lucas Garcia, Rogerio Galindo, o infografista Guilherme Storck e o analista de sistemas Evandro Balmant renderam 40 processos judiciais contra o veículo e os profissionais.
As ações foram movidas por juízes em diferentes cidades paranaenses e os jornalistas percorreram milhares de quilômetros para participar das audiências nos vários municípios.
Em julho deste ano, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou suspender as ações.
O jornalista Euclides Garcia, ao receber o prêmio, destacou o apoio dado pelo jornal. “Nós temos todo o suporte jurídico e financeiro da "Gazeta do Povo". Acredito que se isso acontecesse em veículos de comunicação menores certamente essa atitude dos juízes paranaenses inibiria qualquer trabalho de investigação por parte do veículo de comunicação.”, disse.
O presidente executivo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), que edita a "Gazeta do Povo", Guilherme Döring Cunha Pereira, afirmou ter respeito pelos juízes, mas criticou o corporativismo que levou ao ajuizamento de várias ações.
“Essas pessoas imersas numa cultura de forte corporativismo ficaram talvez hipersensibilizadas e talvez cegas quando nossas matérias, bem feitas, questionaram essa remuneração acima do permitido pelo funcionalismo público. Remuneração privilegiada ou no mínimo destoante da realidade social brasileira e que está descrita no site Portal da Transparência”, disse Guilherme Döring.
Criado em 2008, o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa tem por objetivo homenagear pessoas, jornais ou instituições que tenham se destacado na promoção ou na defesa da liberdade de imprensa.