O compromisso e a dedicação à radiodifusão foram reconhecidos em forma de homenagem a cinco importantes nomes que colaboram ou colaboraram no desenvolvimento de projetos e defesa de temas relativos ao rádio e à TV.
Na solenidade de abertura do 28º Congresso da ABERT, foram homenageados com a medalha do Mérito da Radiodifusão, o ex-presidente da ABERT e atual diretor de Rede do SBT, Daniel Pimentel Slaviero, o ex-diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik, e o diretor de Televisão da ABERT, Paulo Ricardo Balduíno. Nesta edição, além da medalha, cada um dos agraciados recebeu sua própria miniatura em 3D, como forma de eternizar o momento. Coube ao presidente do SBT, José Roberto Maciel, entregar a homenagem a Slaviero; João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, fez a entrega a Antonik, e João Roberto Marinho, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, a Balduíno.
Já o jornalista Edilmar Norões, conhecido pela trajetória no grupo Verdes Mares e morto em 2015, e a radialista Lúcia Garófalo, da Brasília Super Rádio FM, que morreu no ano passado, foram homenageados com a Medalha Assis Chateaubriand. O filho de Edilmar, Paulo César Norões, presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), e a irmã de Lúcia, Maria José Steffen, receberam a medalha póstuma.