O horário de verão começa à zero hora do próximo domingo (16) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora até a meia-noite do dia 19 de fevereiro de 2017, quando os brasileiros de 10 estados e do Distrito Federal voltam ao horário normal. O objetivo é reduzir o consumo de energia no horário de pico, entre 18h e 21h.
A expectativa do governo é economizar cerca de R$ 147,5 milhões, sendo 3,7% nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e 4,8% no Sul do país.
O horário de verão será adotado pelo Distrito Federal e pelos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Curiosidade
No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931/32, pelo presidente Getúlio Vargas. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985. A única exceção para o decreto 6.558, de 2008, que define as regras do horário de verão atualmente, ocorre quando o terceiro domingo de fevereiro coincide com o domingo de Carnaval. Nesse caso, o horário de verão termina no quarto domingo de fevereiro.