Notícias

    Instituto Ecofuturo sensibiliza gestores públicos para ampliar acesso a bibliotecas

    Instituto Ecofuturo promove campanha de cooperação com gestores públicos para que todas as escolas do País tenham bibliotecas
    Até 2020, todas as instituições de ensino do país, públicas e privadas, deverão possuir bibliotecas. A meta foi estabelecida pela Lei 12.244 de 2010. Para colaborar com gestores públicos, organizações da sociedade civil e cidadãos de todo o país, informando sobre os recursos federais existentes para a educação e que podem ser utilizados para a criação e manutenção de bibliotecas, o Instituto Ecofuturo desenvolve a Campanha Eu Quero a Minha Biblioteca.

    Foi desenvolvido um guia com orientações sobre formas de acesso a esses recursos públicos, enviado a todos os prefeitos eleitos do País em março passado, partidos políticos, governadores, secretários de educação, parlamentares das Comissões de Educação da Câmara e do Senado e organizações não governamentais que atuam nas áreas de educação e leitura, e que também está disponível para acesso gratuito no site www.euquerominhabiblioteca.org.br .

    A diretora de Educação e Cultura do Instituto, Christine Fontelles, reconhece a grandiosidade do desafio e acredita que parâmetros claros orientarão os gestores sobre a importância das bibliotecas para as comunidades. “A presença de bibliotecas com acervo diversificado, onde alunos, familiares e comunidade tenham acesso fácil à leitura, é de extrema importância para o desenvolvimento humano e educacional de crianças, jovens e adultos. Assim, aos poucos, será possível construir uma sólida cultura de leitura no Brasil, para o quê é fundamental a atuação dos gestores públicos”, ressalta.

    No entanto, Christine imagina que esse prazo terá que ser prorrogado. “Muito provavelmente esta data terá que ser adiada, devido ao grande déficit de bibliotecas em escolas no Brasil”, afirma.

    Uma pesquisa realizada pelo movimento Todos Pela Educação, com base nos dados do Censo da Educação Básica de 2008, constatou que para atender a meta prevista na lei terão que ser construídas cerca de 53 bibliotecas por dia até o ano de 2020. “Este estudo mostra o tamanho do desafio para atingir a meta estabelecida em Lei. Por isso a importância da Campanha, que fala sobre os caminhos e a importância de governo e  sociedade trabalharem juntos“, disse.

    Paralelamente à Campanha, o Instituto Ecofuturo, em parceria técnica com a SAE, sob a coordenação de Ricardo Paes de Barros, consolidará dados estatísticos sobre hábitos da leitura no Brasil, baseado em pesquisas de alcance nacional, visando promover reflexões sobre como ampliar o atendimento e impacto dos  programas de leitura e biblioteca. A publicação será lançada no segundo semestre deste ano e estará disponível para acesso gratuito no site da campanha.

    Participam da campanha, em pareceria com o Instituto Ecofuturo, instituições como Academia Brasileira de Letras, Conselho Federal de Biblioteconomia, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Instituto Ayrton Senna, Movimento por um Brasil Literário, Rede Marista de Solidariedade, Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação, Instituto C&A e Todos Pela Educação.

    Assessoria de Comunicação da Abert

     

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar