Após o desligamento do sinal analógico na Grande São Paulo, em março deste ano, outros 150 municípios do interior paulista terão apenas o sinal digital de TV aberta a partir do dia 29 de novembro. Para preparar os alunos que vão trabalhar voluntariamente na Patrulha Digital, ajudando as famílias na instalação dos kits digitais, 54 instrutores começaram a ser capacitados na quinta-feira (14), na Escola Senai Roberto Mange, em Campinas (SP).
Participaram da solenidade de lançamento da Patrulha Digital o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, o presidente da Fiesp e do Senai-SP, Paulo Skaf, o diretor de Assuntos Especiais da TV Globo, André Dias, e a diretora de Comunicação da Seja Digital, Patrícia Abreu.
“(o desligamento) É absolutamente democrático, porque a televisão continua sendo livre, aberta e gratuita, com acesso a todas as pessoas. O público vai continuar assistindo à TV gratuitamente, sem necessidade nenhuma de pagar por sua programação", afirmou Tonet.
André Dias destacou a relevância do trabalho da Patrulha Digital:
“A Patrulha Digital foi criada ao identificarmos a dificuldade que as pessoas tinham, na primeira cidade que foi desligada, em Rio Verde, Goiás, ao instalar o kit. É uma instalação simples, mas, às vezes, um pequeno detalhe torna o sinal ruim", explicou Dias.