Cerca de 160 cidades do estado de São Paulo terão o sinal analógico de TV desligado no final do mês de novembro.
A partir dos primeiros segundos do dia 30, os moradores dos municípios das regiões de Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e Vale do Paraíba terão apenas o sinal digital de TV.
Ao todo, aproximadamente 4 milhões de domicílios, o que representa 12 milhões de pessoas, assistirão à programação favorita na TV aberta, com imagens mais limpas, nítidas, e sem ruídos.
Cerca de 1,1 milhão de kits digitais (cabo, antena e conversor digital) serão entregues nessas regiões aos beneficiários de programas sociais do governo federal.
A entrega dos equipamentos não para nessas cidades. Até agora, em Campinas, apenas 61% dos kits foram retirados. Nas cidades do Vale do Paraíba cerca de 65% dos kits foram entregues.
Na região de Santos, 66% dos kits foram entregues. A distribuição dos equipamentos está mais avançada nas regiões de Ribeirão Preto, com 74% de entregas, e Franca, com 76% dos kits retirados, mas os números preocupam.
“A pesquisa mostra que é preciso ainda avançar muito na retirada dos kits. A população tem que entender que, sem o equipamento, ela não terá o sinal gratuito da TV aberta. Os Feirões Digitais, que oferecem preços promocionais nos esquipamentos para as famílias que não são contempladas por programas sociais, estão ocorrendo nas regiões. É importante que as pessoas retirem os kits e possam fazer a instalação o mais rápido possível”, alerta o diretor geral da ABERT Luis Roberto Antonik.
Os kits digitais podem ser solicitados e agendados para retirada pelo telefone 147 ou pelo site: WWW.sejadigital.com.br
Rio de Janeiro e Belo Horizonte
Na cidade do Rio de Janeiro (RJ), em Belo Horizonte (MG) e municípios vizinhos das duas capitais, o processo de desligamento do sinal analógico de TV está acontecendo gradativamente. A previsão de finalização é em 22 de novembro. Os alunos voluntários que participam da Patrulha Digital passaram a semana visitando as casas para auxiliar na instalação dos equipamentos. Em Belo Horizonte, o abrigo Cidade dos Meninos, que comporta 4 mil jovens de 2 a 18 anos, recebeu 50 kits de TV.
Já no Rio de Janeiro, a ação para tirar dúvidas reuniu centenas de pessoas em Mesquita, e na Praça das Barcas, em Niterói.
Vídeos da ABERT informam população sobre TV digital
Para ajudar as emissoras de televisão na comunicação com os telespectadores sobre o desligamento do sinal analógico, a ABERT disponibilizou cinco vídeos com download gratuito que podem ser utilizados na programação (clique aqui para baixar).
As animações de 30 segundos esclarecem sobre a necessidade de adquirir um conversor, instalar a antena corretamente, e como as famílias que participam de programas sociais podem ganhar um kit gratuito. Um dos vídeos mostra como a televisão ficará após o desligamento, com chiados e chuviscos, se o televisor não for adaptado.