O salvadorenho José Luis Saca Jiménez é o novo presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR). Saca Jiménez tomou posse no domingo (11), para o biênio 2015-2017, durante a 45º Assembleia Geral da AIR, realizada em El Salvador.
O novo presidente substitui o brasileiro Alexandre Jobim. O mandatário da AIR é também presidente da Associação Salvadorenha de Radiodifusão (ASDER) e vice presidente da Rádio Corporacíon FM.
Durante a posse, Saca Jiménez afirmou que um dos grandes desafios da AIR para fortalecer o setor é lutar para que os “meios de comunicação sejam independentes e continuem sendo gratuitos. Somente com mídia livre garantimos a democracia de um país”, disse.
Ao transmitir o cargo, Alexandre Jobim elogiou o trabalhou de Saca Jiménez à frente da Associação de Radiodifusão de El Salvador. “A ASDER é um exemplo para o mundo em relação à defesa da liberdade de expressão”, disse.
Como de costume, a Abert divulgou, durante a Assembleia da AIR, o relatório Liberdade de Imprensa 2014-2015. O levantamento abrange os casos ocorridos entre outubro de 2014 e outubro de 2015. Os números foram apresentados pelo presidente da entidade, Daniel Slaviero.
O documento registra 73 casos de violação à atividade de jornalistas e de veículos de comunicação no país. O número é menor que o registrado no período 2013/2014, de 174 casos, quando houve registros das manifestações contra a realização da Copa do Mundo.
Do total de casos, três jornalistas foram assassinados e 38 foram agredidos. O relatório mostrou que o número de ataques e atentados a emissoras e equipamentos chegou a 13. O documento também registrou detenção e censura judicial.
A AIR é uma organização fundada em 1946 e representa mais de 17 mil emissoras privadas de rádio e televisão nas três Américas e Europa. Tem por missão a defesa da radiodifusão privada, livre, e a vigência efetiva da liberdade de expressão e do pensamento.