A ABERT participará da audiência pública que vai discutir a violência policial contra profissionais da imprensa em São Paulo. Será apresentado o Relatório ABERT com os casos de violações à liberdade de imprensa e de expressão no Brasil. O relatório reúne mais de 170 casos de ataques e agressões sofridos pelos jornalistas no exercício da profissão, somente em 2016.
A reunião “Tutela do direito à informação: cerceamento da atividade dos profissionais de imprensa em manifestações de rua e/ou atos públicos em razão da violência praticada por agentes do Estado”, é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP).
Os jornalistas agredidos pela polícia nos últimos cinco anos serão ouvidos e os depoimentos recebidos pela promotoria servirão de base a um inquérito civil já instaurado com o intuito de proteger o direito constitucional à informação.
A ABERT considera extremamente preocupantes os casos de violência que tentam impedir a livre e necessária atuação da imprensa.
Para o MP/SP, a audiência marcará um momento importante na luta contra a violência policial que afeta as manifestações e os jornalistas. A partir dos depoimentos, o MP/SP pretende apresentar denúncia junto a entidades brasileiras e internacionais, contra a violência da polícia militar.
Serviço
Dia: 28 de setembro
Hora: 14h30 às 18h30
Local: Auditório Queiroz Filho do Ministério Público de São Paulo, Rua Riachuelo, nº 115, Centro paulistano (Metrô Sé)