O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Thomas Traumann, participou de almoço oferecido pela Abert na última quarta-feira, 12, em Brasília.
Estavam presentes dirigentes da entidade, conselheiros de Rádio e Televisão e os presidentes das Associações Estaduais do setor.
No encontro, o ministro afirmou que o Poder Executivo está disposto a apoiar a flexibilização do horário da Voz do Brasil, uma das mais antigas bandeiras da Abert.
Thomas disse que os resultados da "Pesquisa brasileira de mídia 2014 - Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira", divulgados no último dia 7, comprovam a eficiência dos diversos meios de comunicação e que, por sua abrangência - mais de 800 municípios pesquisados -, retratam mais fielmente os hábitos de consumo de informação. E por isso, acrescentou, são válidos também para anunciantes privados.
O ministro, no entanto, afirmou que os critérios de investimento de publicidade do governo federal não mudarão, seguindo os adotados desde 2008, "critérios técnicos baseados em pesquisa de audiência no caso de televisão e rádio, de circulação no caso de jornais e revistas".
A pesquisa, na sua opinião, "valida o serviço da SECOM no seu compromisso de obter o melhor resultado com os recursos públicos destinados à divulgação das ações do governo, numa prestação de contas à sociedade".
O ministro falou também sobre as campanhas voltadas para divulgação da Copa do Mundo, em especial, as desenvolvidas pelos Ministérios do Turismo e dos Esportes e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
E ressaltou a "obrigação de todo governo de prestar contas de suas ações à sociedade", citando o lançamento de campanhas como a de vacinação do HPV para meninas.
Assessoria de Comunicação da Abert