O segundo semestre deste ano marcou o início das participações do MobiAbert em congressos regionais de radiodifusão. A nova versão foi finalizada e o projeto começou a ser apresentado em eventos de norte a sul do país.
Em setembro, no Fala Norte/Nordeste, que aconteceu em Fortaleza (CE), os congressistas conheceram detalhes do projeto em painel apresentado pela coordenadora do MobiAbert, Tainá Farfan. Vários participantes aderiram ao aplicativo integrador de rádios, que já reúne mais de 2,3 mil emissoras brasileiras.
Muitos questionaram se a presença no aplicativo exclusivo tira a oportunidade de estar no integrador. "Isso não acontece. Na verdade, um app complementa o outro. O radiodifusor pode estar nas duas plataformas ao mesmo tempo. A intenção da ABERT é dar todas as oportunidades possíveis para o radiodifusor estar no universo digital de forma gratuita”, afirmou Tainá.
Ao participar do projeto, a emissora pode transmitir sua programação gratuitamente no app integrador MobiAbert e no site integrador (www.mobiabertplay.com.br). Um login exclusivo do radiodifusor disponibiliza informações sobre a audiência online, com dados sobre gênero, idade e região do ouvinte, além de quantidade de plays e ouvintes únicos. Ainda é possível responder comentários dos internautas e alterar streaming, logo e redes sociais.
Ainda em setembro, o MobiAbert participou do 24º Congresso da AERP, em Curitiba (PR), com um estande na Feira de Equipamentos. Além de tirar dúvidas, inúmeros radiodifusores fizeram cadastro e aproveitaram para baixar o aplicativo na mesma hora.
Também na Feira de Equipamentos do 24º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, em Canela (RS), na semana passada, muitos participantes, apesar de já conhecerem o aplicativo, buscaram mais informações sobre o projeto e fizeram simulações com o app.
O sócio proprietário de quatro emissoras da Rádio Cultura FM do Rio Grande do Sul, Aniceto Pastorio Paganin, cadastrou as rádios no MobiAbert durante a exposição na feira. “Há muito tempo que estou querendo falar com vocês, mas como eu não sei mexer muito em internet e Whatsapp, achei melhor conversar pessoalmente para habilitar minhas rádios no aplicativo integrador”, disse ele.
Depois de entender o funcionamento do aplicativo, a filha Márcia Tomasini Paganin falou sobre as expectativas. “Eu achei que vocês tiveram uma ideia muito interessante de desenvolver um aplicativo que integre todas as rádios. Assim, quem não é da minha cidade, consegue ouvir a minha rádio também”, comemorou.
O projeto foi apresentado, ainda, nas quatro edições do TechDays, encontro que reuniu radiodifusores em Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Londrina (PR) e São José dos Campos (SP).
Em 2018, o MobiAbert continuará percorrendo eventos de radiodifusão pelo Brasil para levar oportunidades gratuitas para as rádios entrarem no universo digital.
Os aplicativos do MobiAbert estão disponíveis para download gratuito em smartphones Android e iOS. Para pedir seu login ou se cadastrar, envie email para