Em menos de um ano e meio de existência, o Mobilize-se, projeto criado pela ABERT para adaptar as rádios ao ambiente virtual, atingiu 7,2 milhões de plays nos aplicativos exclusivos das emissoras.
O dado comprova que, apesar da interação da mídia tradicional com as novas plataformas ser um grande desafio para os radiodifusores, ampliar as formas de veicular a programação para as novas mídias é um grande passo para quem quer se destacar ainda mais no mercado. Afinal, cada vez mais ouvintes acompanham o rádio pela internet, seja por smartphone ou computador.
De acordo com a Audio.ad, um estudo sobre mercado e consumo de rádio tradicional, rádio pela internet e áudio digital feito no Brasil, México, Colômbia, Argentina e Peru, oito em cada dez pessoas escutam a programação pela internet ao menos uma vez na semana. Dos cinco mil entrevistados, 94% escutam áudio digital, seja online, por streaming ou outras mídias.
Já a pesquisa 16th Global E&M Outlook 2015-2019, que analisa os gastos do consumidor e do anunciante em segmentos de entretenimento e mídia, mostra que os serviços de streaming ganham cada vez mais espaço e as “empresas que se adaptam mais rapidamente conseguem conquistar a confiança do consumidor”.
O estudo também revelou que o acesso à internet deve mais que dobrar nos próximos cinco anos e o Brasil, em 2014, já era o 8º país do mundo com mais acesso à internet. A publicidade nesse meio também deve aumentar no país: o gasto esperado com divulgação na internet em 2019 é de US$ 3,4 bilhões. Um crescimento médio de 15,5% ao ano.
O que você está esperando? Mobilize-se!
Os radiodifusores que inscrevem suas emissoras no Mobilize-se ganham um aplicativo exclusivo para smartphones, além de participar do app integrador ABERT – que reúne cerca de mil rádios de todo o Brasil – e da rede social das rádios, o Mobilize-se PLAY.
Ouvintes que estão em qualquer lugar do mundo podem interagir com as rádios pelo chat gratuito do aplicativo, basta ter acesso à internet.
O app exclusivo ainda conta com um painel de controle onde a rádio pode acompanhar sua audiência, interagir com ouvintes, personalizar logotipo e tela inicial de acordo com datas comemorativas e eventos, além de outras funcionalidades.
Baixo custo
Para uma rádio desenvolver seu próprio aplicativo, os custos iniciais giram em torno de R$ 3 mil, sem contar as taxas de manutenção cobradas mensalmente. No Mobilize-se, a ABERT cobre os custos iniciais e ainda paga os primeiros 6 meses de manutenção para a rádio. Após esse período, a emissora passa a pagar um salário mínimo por ano.
Participe
Inscreva sua emissora e faça parte do futuro do rádio. Clique aqui ou ligue 0800 940 2104. Para conhecer o Mobilize-se PLAY, clique aqui.