Morre cinegrafista da Band atingido por um rojão no Rio de Janeiro

O cinegrafista Santiago Ilídio Andrade, da TV Bandeirantes, teve morte cerebral confirmada, nesta segunda-feira, 10,  segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Ele foi atingido na cabeça por um rojão lançado por um manifestante na quinta-feira, 6,  quando registrava um confronto com policiais durante protesto contra o aumento da passagem de ônibus, no Centro da cidade; Andrade estava mantido em coma no Centro Tratamento Intensivo do Hospital Souza Aguiar.

O presidente da Abert, Daniel Slaviero, lamentou a morte do profissional e solicitou às autoridades punição rigorosa aos envolvidos na agressão.

“Pedimos que os responsáveis dessa tragédia sejam punidos exemplarmente. É necessário que o Estado adote políticas e procedimentos que garantam a segurança dos profissionais de comunicação e também dos manifestantes”, disse Slaviero.

Abert, Aner e  Anj solicitaram audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para debater a escalada de violência contra os jornalistas. O Relatório de Liberdade de Imprensa da Abert registrou no ano passado um aumento de 166% casos de violência contra jornalistas e veículos de imprensa em 12 meses, num total de 136 ocorrências.

“Precisamos discutir com o governo para saber quais são as medidas que serão adotadas pelo poder público em relação a essa minoria que vai para manifestações apenas com o intuito de tumultuar, agredir e depredar", disse.