Em 2013, os investimentos publicitários na TV aberta cresceram 9% em relação ao ano anterior, de acordo com levantamento do Ibope Media, divulgado na quarta-feira, 5. O meio faturou R$ 59 milhões em verbas de mídia, ante R$ 51 milhões em 2012, e manteve a liderança no ranking anual do bolo publicitário, com 53% do total arrecadado.
A diferença nos números absolutos representou, no entanto, um incremento de 16%, devido a ampliação das praças pesquisas pelo Ibope. O banco de dados do instituto inclui agora, para a TV aberta, a cidades de Aracaju, Maceió e Porto Velho, além do merchandising. Sem essas mudanças, o aumento em relação a 2012 atinge 9%.
O rádio alcançou 4,7 milhões, um aumento de 4% em relação a 2012, quando obteve 4,19 milhões. O jornal conseguiu um aporte de R$ 18,4 bilhões; enquanto a TV por assinatura (R$ 8,6 bilhões); internet (R$ 7,3 bilhões); e revista (R$ 6,9 bilhões). Os investimentos totais em mídias atingiram 112,6milhões bilhões, aumento de 18,6% perante o ano anterior (R$ 94,9 bi).
São Paulo continua sendo o líder entre os mercados monitorados, mas com uma participação menor nos investimentos, de 28% para 26% em relação ao ano anterior. Belém foi a praça que apresentou crescimento acima da média nacional.
O Ibope também divulgou uma lista com os maiores anunciantes no Brasil. As cinco primeiras do ranking são: Unilever (R$ 4,5 bilhões), Casas Bahia (R$ 3,3 bilhões), Genomma (R$ 3,5 bilhões), Ambev (R$ 1,7 bilhão) e Caixa (R$ 1,6 bilhão).
Com informações do Ibope