Acompanhar ainda mais de perto as atividades legislativas que de alguma forma afetam a radiodifusão. Esse é o desafio da Diretoria Adjunta de Assuntos Institucionais, criada para aproximar ainda mais o setor do Congresso Nacional.
A nova diretoria é ligada à de Assuntos Legais e Institucionais, ocupada pelo advogado Cristiano Lobato Flores. O novo diretor é o também advogado Murilo Passarinho, profissional com 19 anos de experiência na Câmara Federal, que ocupava anteriormente a gerência de Assuntos Institucionais e Parlamentares da ABERT.
Com ampla experiência em atividades ligadas ao trâmite de matérias legislativas no Congresso Nacional, Murilo Passarinho chegou à ABERT em julho de 2014, e desde então acompanha os assuntos sobre rádio e televisão na Câmara e no Senador Federal.
“É uma grande missão que espero corresponder. Centenas de projetos relacionados ao rádio e à televisão precisam de uma atenção especial, e um dos papéis da ABERT é o de preservar os interesses do setor".
Para o diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik, a criação da nova diretoria mostra o empenho da Associação em seguir na defesa do rádio e da televisão aberta.
“Esse ambiente desafiador que o setor espera tem inúmeros projetos que interferem no trabalho das empresas de radiodifusão. Por isso é importante que a ABERT continue firme na defesa do rádio e da televisão, únicos veículos de comunicação livres e gratuitos que chegam à população”, disse.
Antonik destacou algumas das propostas que afetam negativamente o setor. “São projetos que querem proibir a publicidade de alimentos que contenham gordura, sal e açúcar, propostas que buscam tirar espaços nas grades das emissoras para mensagens gratuitas, a liberação de publicidade para emissoras comunitárias, entre outros”.