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    Novas mídias digitais: um desafio para a mídia tradicional

    A capacitação da mídia tradicional - rádio, TV, jornais e revistas - é o principal desafio para enfrentar o avanço das mídias digitais. A conclusão é das associações que representam esses setores da comunicação e que participaram, na quarta-feira (24), da Conferência Internacional de Mídia Jornalística (INMA), em São Paulo (SP).

    De acordo com os representantes da ABERT, ANJ (Associação Nacional de Jornais) e da ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas), as associações estão mobilizadas para ajudar seus associados a chegar a um novo modelo de negócio, com novas fontes de receita.

    Segundo Daniel Slaviero, presidente da ABERT, em 2013, apenas 30% das rádios espalhadas pelo país tinham aplicativos no celular. Ele destacou que o projeto "Mobilize-se", criado pela ABERT, já forneceu mais de mil aplicativos para as emissoras de todo o país, fazendo com que a rádio esteja sempre presente e possa ser ouvida em qualquer lugar do mundo.

    Em outra frente de campanha, Slaviero explicou que a Associação tem trabalhado para que os celulares de até R$ 500 saiam da fábrica com o chip para FM, o que favorece a população de baixa renda, ao não ter que pagar por um pacote de internet.

    "Isso se dá em um momento em que o celular é o principal aparelho receptor das rádios. Hoje, o país possui 270 milhões de celulares, com recorde de audiência", afirma Slaviero.

    O presidente da ABERT ressaltou ainda a importância da presença das emissoras de TV no meio digital. Slaviero citou como exemplo o aplicativo da TV Globo que permite ao telespectador assistir os programas da emissora no horário e dia desejados pelo celular, tablet ou computador.

    “O desafio será monetizar esses conteúdos, no rádio e TV. Os conteúdos de qualidade não vão se sustentar apenas pela receita da publicidade nos próximos anos. Será preciso cobrar, mesmo na TV aberta, para ter acesso na hora e dia desejado”, afirmou Slaviero.

    Para o diretor-executivo da ANJ, Ricardo Pedreira, é preciso envolver o mercado de anunciantes, leitores e o comitê editorial para trazer mais integração entre todas as áreas dos jornais. Ele destacou iniciativas para fortalecer o veículo e citou como exemplo a digital premium, em que 65 jornais do país publicam no mesmo dia o mesmo anúncio, fortalecendo o mercado anunciante.

    Já Frederic Kachar, presidente da ANER, disse que a associação trabalha para manter a relevância das revistas num mercado multiplataforma.

    Com Agências

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