Após o fim do sinal analógico de TV em Brasília e no entorno do Distrito Federal, há duas semanas, outras 349 cidades em oito estados brasileiros terão as transmissões analógicas desligadas em 2017.
Para ajudar as emissoras de TV na divulgação do processo de desligamento e alertar os telespectadores sobre o que é preciso fazer para que não haja a interrupção da programação em suas residências, a ABERT produziu um vídeo de 30 segundos que pode ser reproduzido gratuitamente (aqui).
O vídeo mostra como ficarão a imagem e o áudio da televisão caso a população não se prepare para o sinal digital.
O material dá dicas sobre o que pode ser feito: adquirir uma televisão com conversor digital integrado ou, para quem tem um aparelho de TV mais antigo, a compra de um conversor e uma antena externa.
A capital São Paulo (SP) e outras 38 cidades do estado deverão ter, a partir de 29 de março, apenas o sinal digital da TV.
As novas transmissões chegarão a Goiânia (GO) e outras cidades da região no dia 31 de maio.
Em 27 de julho, o fim do sinal analógico da TV está previsto para Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE), Sobral (CE), Recife (PE) e Salvador (BA).
Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e as cidades da região do Vale do Paraíba, em São Paulo, terão o sinal analógico desligado em 27 de setembro.
Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) também deverão receber o sinal digital em 2017, no dia 25 de outubro.
De acordo com a legislação, o desligamento do sinal analógico só poderá ocorrer quando 93% dos domicílios de cada cidade estiverem aptos a receber o sinal digital.
Benefícios do desligamento
O sinal digital vai permitir acesso à televisão aberta e gratuita com maior qualidade de som e conectividade, além de uma imagem nítida e livre de chuviscos e interferências. O processo de digitalização também vai permitir a expansão da oferta da telefonia 4G no Brasil, com a liberação da faixa de 700 MHz (canais 52 ao 69) para as operadoras de telefonia móvel.
Para mais informações sobre o desligamento do sinal analógico, basta ligar para o número 147 ou acessar www.sejadigital.com.br