Com uma edição especial sobre os 70 anos da primeira transmissão da TV aberta no Brasil, o Papo ABERT iniciou, nesta quinta-feira (17), o ciclo de encontros online em homenagem ao meio, considerado o preferido do brasileiro.
Durante o encontro, conduzido pelo presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, o idealizador do Projeto TV ANO 70, Elmo Francfort, falou sobre os lançamentos e novidades que a ABERT preparou para lembrar a data, comemorada no dia 18 de setembro.
Ao lado do jornalista Maurício Viel, Francfort falou sobre o e-book “TV Tupi: do tamanho do Brasil”, escrito pela dupla de pesquisadores entrevistados e que tem a parceria da ABERT.
O conteúdo do primeiro volume estará disponível, a partir desta sexta-feira (18), no portal www.abert.org.br/memoria, lançado pela ABERT na quarta-feira (16). Francfort estimulou os leitores a compartilhar experiências pessoais na área interativa do site, disponível no campo “Participe”. “Com essa plataforma, esperamos receber histórias que a radiodifusão não tem ideia que aconteceram”, explica o autor.
Viel lembrou que foram três anos e meio de trabalho para descobrir quem eram e o que pensavam os profissionais das emissoras. Além de informar, Francfort acredita que o livro poderá motivar o setor a buscar saídas criativas para os problemas surgidos com a pandemia de COVID-19. “Há muita gente se perguntando o que será de sua emissora. Mas o futuro existe, o futuro está aqui”, defendeu.
Diferentemente de outras publicações do gênero, que enfatizam o aspecto artístico da história da TV, a obra lança os holofotes sobre as experiências dos telespectadores e a memória dos radiodifusores que atuaram nos bastidores, permitindo que a mágica acontecesse. “O livro, que traz conteúdo inédito também é uma grande homenagem a esses pioneiros”, explicou Viel. Os dois volumes complementares serão lançados até dezembro.
Francfort falou ainda sobre o lançamento da campanha “Aberta para você”, que terá atividades até dezembro, com o primeiro vídeo, disponível para veiculação gratuita pelas emissoras, nesta sexta-feira (18). Ao longo dos próximos meses, ainda estão previstos podcasts temáticos e uma exposição virtual.
Na terça-feira (22), a partir de 17h, a atriz e pioneira do rádio Eva Wilma abrirá a rodada de entrevistas especiais do Papo ABERT.