Notícias

    Parlamento – deputado Luciano Ducci (PSB-PR)

    Incluir a vacinação contra a dengue no Programa Nacional de Imunizações é o objetivo do projeto apresentado pelo deputado Luciano Ducci (PSB-PR). Em entrevista à Rádio ABERT, o parlamentar explicou que a vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já existe e falta apenas a definição do preço.



    “O Brasil tem mais de 190 cidades com epidemia de dengue, é necessário que o governo priorize algumas ações para que essa epidemia não se alastre por todo o país”, disse Luciano Ducci, em visita à ABERT nesta quinta-feira (3).

    Leia os principais trechos da entrevista.

    Deputado, o seu projeto de lei inclui a vacinação contra a dengue no Programa Nacional de Imunizações. Quando a população começará a tomar a vacina?
    A vacina da dengue já está autorizada pela Anvisa. Falta apenas definir a precificação. Essa vacina já vem sendo testada há alguns anos. Ela já tem no México e em vários países da África. Por ser uma vacina cara, eu coloquei no meu projeto que primeiramente ela seja usada em cidades com epidemia de dengue. Em um segundo momento, podemos vacinar a população de outras cidades. Acredito que até o mês de maio as pessoas começarão a ser vacinadas. Essa vacina tem três doses. Ao começar em maio já começaremos a perceber a redução desse problema. No meu estado, o Paraná, há 17 cidades com epidemia de dengue.

    O senhor participa da comissão que analisa a medida provisória que estabelece várias ações para o combate ao mosquito Aedes aegypti. Quais emendas são de sua autoria?
    Uma delas é semelhante ao projeto que apresentei. Ou seja, o governo liberar a vacinação da dengue o quanto mais rápido possível. Outra sugestão apresentada é garantir que mulheres grávidas atendidas pelo SUS recebam nos postos de saúde, durante o pré-natal, o repelente de insetos. E por fim, que os proprietários de estabelecimentos públicos apresentem um plano de gerenciamento através do manejo adequado do ambiente e materiais, estabelecendo rotinas e procedimentos para a eliminação de potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

    Como o governo deve fazer para garantir a vacina, já que é cara, neste momento econômico delicado que o país vive?
    O governo tem que priorizar neste momento. Nós temos uma epidemia de dengue e zika. E isso mata. Não adianta cortar cinco ministérios, mas não cortar os cargos comissionados. O governo deve partir para uma economia de gastos desnecessários. Tenho certeza que não é necessário ter mais impostos como a CPMF, basta o governo usar o dinheiro de forma correta, cortando gastos e evitando desvio de dinheiro público como estamos vendo com a operação Lava Jato.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar