Notícias

    Parlamento – Senador José Medeiros (PSD-MT)

    O senador José Medeiros, do Mato Grosso, recém filiado ao PSD (Partido Social Democrático) visitou a ABERT esta semana e foi recebido pelo presidente Daniel Slaviero, diretores e conselheiros da associação. Durante o encontro, o parlamentar destacou o momento delicado da economia e da política do país.

    Em entrevista à Rádio ABERT, o senador José Medeiros disse que os produtores do estado do Mato Grosso estão sendo afetados profundamente com o agravante da crise econômica do país.

    “Precisamos ter perspectivas em relação a economia, e só vejo solução com a troca do governo”, disse.

    Leia os principais trechos da entrevista do senador à Rádio ABERT.

    Mato Grosso tem a maior produção de grãos do país, como milho e soja. Como essa situação econômica do país está afetando os produtores?

    Essa crise econômica começou prejudicando os pequenos e médios produtores e agora já está afetando os grandes produtores também, que estão tentando fazer uma renegociação de dívidas. O setor sucroalcooleiro também foi prejudicado. Temos informações de que várias usinas estão fechando as portas em todo o estado.

    Como reverter esta situação?

    Para reverter essa situação precisamos cortar o “mal pela raiz”. Na hora que trocar o governo teremos uma perspectiva de melhora. O impeachment não é uma solução, mas sem ele não teremos solução nenhuma. A economia ruim não é motivo para tirar a Presidente da República, mas há condições legais para que façamos essa troca, então vamos buscá-la para tentar melhorar o país.

    Há anos os produtores do estado do Mato Grosso reclamam dos problemas para escoar a produção de grãos. Como está o problema atualmente?

    Somos o maior estado produtor de soja e milho, e o maior exportador de carne, mas temos uma enorme dificuldade para fazer a distribuição desses produtos. Hoje, o que se gasta com a produção também se gasta com o frete, ou seja, nosso produto chega muito mais caro no exterior, o que dificulta a competitividade com outros países. Um bom exemplo é os Estados Unidos, onde eles têm três tipos de modalidades (hidrovias, boas estradas e ferrovias) para escoar os produtos e com isso o preço que eles conseguem vender é mais baixo do que o nosso.

    O que pode ser feito para melhorar essa questão do escoamento?

    Precisamos terminar os projetos que já começaram, como a concessão das estradas. O governo federal começou com a concessão da estrada BR 163, que vai da divisa do Mato Grosso do Sul até a cidade de Sinop, no Mato Grosso. De acordo com o edital, parte da obra seria feita pelo poder público e outra parte por empresas privadas. As empresas fizeram sua parte e o governo federal não fez a dele. Ou seja, a estrada está cheia de buracos e o pedágio está sendo cobrado. Por isso, acho que antes de dar continuidade em novos projetos, vamos terminar os que já existem.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar