Parlamento Vanderlei Macris (PSDB-SP)

O deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP) visitou a Abert nesta quarta-feira (11). O parlamentar foi recebido pelo presidente da entidade, Daniel Pimentel Slaviero, diretores,  conselheiros e representantes de outras associações e empresas do setor de comunicação.

Durante o encontro, o deputado falou à rádio Abert sobre assuntos como o momento político do país, a reforma política e as expectativas para os próximos anos.

“A Comissão Especial que vai debater a reforma política foi instalada. Tenho certeza que este tema vai ajudar na aproximação do Congresso com a sociedade”.

Leia abaixo os principais trechos da entrevista do deputado Vanderlei Macris.

Deputado, nesse seu terceiro mandato na Câmara, quais são os maiores desafios e as expectativas para os próximos anos?

O grande desafio deste ano é a necessidade de aproximar o Parlamento e a população. E para isso o início dos trabalhos da reforma política é fundamental. Certamente muitas propostas que iremos discutir na Comissão vêm ao encontro do desejo da sociedade, dando mais espaço e poder à população.

Que pontos são fundamentais na reforma política para essa aproximação?

São vários. Posso citar o fim da reeleição com mandato de 5 anos, a unificação das eleições, acabar com as coligações proporcionais a fim de reduzir esse número imenso de partidos. Outro ponto importante e que aproximaria a sociedade dos deputados é o voto distrital. Com isso o cidadão se sentirá mais representado, saberá com mais facilidade quem é, o que fez e está fazendo o deputado da sua região.

O senhor apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição que tem o objetivo de alavancar recursos destinados à saúde. O que diz a proposta?

A PEC determina que o Governo Federal tenha um mínimo estabelecido por lei para investir na saúde. Na minha proposta, a União será obrigada a destinar 15% da receita corrente líquida no ano de 2015, 16% no ano de 2016 e assim sucessivamente até 2018. No ano passado, a União investiu 14,3%, ou seja,  é um percentual bem possível.

Deputado, como o senhor enxerga o momento do país em relação à liberdade de imprensa e de expressão?

A liberdade de imprensa é fundamental para termos uma democracia forte. Há alguns segmentos que buscam de toda forma uma regulação e isso é muito perigoso pois destrói a democracia, mas tenho certeza que o Congresso Nacional não deixará que isso ocorra.  A liberdade de imprensa é sagrada.