O projeto Mobilize-se é o foco de um estudo para avaliar o impacto da integração das rádios brasileiras ao uso dos aplicativos para celular.
O estudo é coordenado por duas professoras universitárias, ambas doutoras, com longa trajetória em pesquisas sobre rádio e várias publicações na área: Nélia Del Bianco, da Universidade de Brasília (UnB) e Nair Prata, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Um protocolo foi assinado pelas professoras e pela ABERT para que o uso das informações obtidas junto aos radiodifusores seja estritamente acadêmico, ou seja, os dados não serão estudados de maneira individualizada, mas analisados em conjunto.
Radiodifusores de todo o país que integram o projeto já estão recebendo o convite para participar e responder ao questionário da pesquisa por meio de um email, pela plataforma SurveyMonkey. O radiodifusor leva apenas 10 minutos para responder a todas as perguntas. As professoras pedem que os radiodifusores fiquem atentos e confiram se o convite não foi para a pasta de spam ou para a quarentena da caixa postal. Os questionários devem ser respondidos até 30 de julho.
Para traçar um amplo cenário da integração das rádios brasileiras ao Mobilize-se, a pesquisa analisa o aumento da audiência e faturamento das emissoras, mudanças na programação e na gestão das rádios a partir do uso do aplicativo e, também, o nível de satisfação do radiodifusor com o projeto, entre outros temas.
Dúvidas ou mais informações sobre o estudo, basta enviar e-mail para