Cento e dois prefeitos de todo o país foram premiados nesta quarta-feira (22) no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
O prêmio "Prefeito Amigo da Criança" reconhece os prefeitos que honraram os compromissos assumidos com a Fundação Abrinq e melhoraram a vida das crianças e dos adolescentes. A gestão premiada é de 2013 a 2016 e contou com a adesão de 1.542 municípios.
De acordo com Carlos Tilkian, presidente da Fundação Abrinq, os prefeitos premiados trataram com prioridade as políticas públicas na sua cidade, melhorando as condições de vida de cinco milhões de crianças e adolescentes.
“Foram criadas 37 mil vagas em creche, 27 mil vagas em pré-escolas e construídas 500 unidades de educação infantil em todo o país. Houve uma redução de 17% da taxa de mortalidade infantil. E também foram criadas 247 UBS (Unidades Básicas de Saúde)”, destacou Tilkian.
Para Tilkian, o maior desafio é garantir os direitos de crianças e adolescentes brasileiros. “Hoje o Brasil é a 9ª economia do país, onde 74% das crianças de 0 a 3 anos estão fora da creche e sete milhões de adolescentes vivem em extrema situação de pobreza. Morrem a cada dia 121 crianças antes de completar cinco anos. E ainda 3,3 milhões decrianças e adolescentes estão submetidos ao trabalho infantil”, argumentou.
Ao receber a premiação, o prefeito de Tubarão (SC) João Olávio Falchetti (PT-SC)chamou a atenção para o pequeno número de prefeituras premiadas, já que o Brasil tem mais de cinco mil municípios. Ele destacou a importância de participar do programa.
João Olávio Falchetti, prefeito de Tubarão (SC)
“O prêmio é uma forma de incentivar todos os prefeitos, para que sejam parceiros da criança e do adolescente, aplicando verbas públicas nos projetos sociais de suas cidades. Hoje, atendemos cerca de seis mil crianças. Fizemos um bom trabalho envolvendo todas as secretarias da cidade, que se mobilizaram para fortalecer ainda mais o projeto. Nós temos que ser o exemplo para que os prefeitos dediquem mais a saúde e a educação das crianças”, declarou.
Já o prefeito de Pacatuba (CE), Alexandre Magno Medeiros Alencar (PSB-CE), destacou que em menos de três anos, mais de mil crianças e adolescentes foram atendidos com os projetos sociais.
Alexandre Magno Medeiros Alencar, prefeito de Pacatuba (CE)
“Eu posso não ter agradado a todos, mas se eu agradar pelo menos as crianças da minha cidade, eu já sou um prefeito realizado. Nós pegamos escolas sucateadas, reformamos todas, mobiliamos, criamos escolas de tempo integral e fizemos uma educação inclusiva. O nosso município cresceu muito na área da educação. Estou muito feliz em receber essa comenda aqui em Brasília. O nosso objetivo é formar cidadãos, para que eles saibam dos seus deveres e obrigações”, afirmou Alencar.
A primeira prefeita mulher de Porto Ferreira (SP), Renata Anchão Braga (PSDB-SP), comemorou a premiação.
Renata Braga (PSDB-SP), prefeita de Porto Ferreira (SP)
“É a primeira vez que Porto Ferreira é premiada. Eu sempre tive muita preocupação com as nossas crianças para que não ficassem nas ruas. Temos projetos culturais, sociais e esportivos, onde já conseguimos tirar das ruas quase duas mil crianças. O Espaço Amigo comporta 150 crianças, que ficam meio período tendo atividades culturais e esportivas, como aulas de dança, música, reforço escolar e alimentar. Os projetos esportivos atingem mais de mil crianças, e os projetos sociais mais de 500. Envolver as crianças e as suas famílias é o mais importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, disse a prefeita.