Uma caixa antiga, um par de tesouras, algumas agulhas de tricô, várias lentes de luzes de bicicleta, uma caixa de chá usada, cera e cola. A combinação de todos esses ingredientes resultou no primeiro exemplar de um dos principais meios de comunicação: a televisão.
A engenhoca foi inventada por John Logie Baird em 1924, quando conseguiu enviar, de casa, uma imagem televisionada a curta distância. Daí para frente, os feitos do engenheiro não pararam mais. Logo no ano seguinte, transmitiu as primeiras imagens em movimento.
Nesta terça-feira (26), o dia é de comemoração pelos 90 anos da primeira demonstração pública de TV. Em 26 de janeiro de 1926, Baird apresentou a 50 cientistas como a televisão funcionava.
Foto divulgação
O que o cientista sonhava na década de 1920, tornou-se realidade e a televisão continua sendo um dos meios de comunicação mais utilizados pela população. Somente no Brasil, 95% das pessoas assistem TV regularmente de acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015.
Biografia
John Logie Baird nasceu em Helensburgh, na Escócia, em 1888. Ele começou a mostrar sinais de genialidade ainda criança, quando criou um sistema telefônico para ligar seu quarto ao de um amigo do outro lado da rua.
Estudou em Glasgow e foi engenheiro superintendente na empresa Clyde Valley Electrical Power, após ser considerado incapaz de incorporar o exército para a Primeira Guerra Mundial por ter problemas de saúde, condição que enfrentou a vida inteira.
Terminada a guerra, foi morar no sul de Inglaterra e dedicou-se a montar a primeira televisão. Nos anos 20, apesar do estado de saúde cada vez mais crítico, começou a fazer experiências.
Em 1937, o sistema televisivo de Baird foi lançado ao público. O engenheiro morreu em 1946, com 58 anos.