O ex-governador de Goiás e candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (PSD), foi o convidado do projeto "ABERT/ANJ Presidenciáveis", para um encontro com representantes de emissoras de radiodifusão e jornais brasileiros, nesta quarta-feira (29), na sede da ABERT, em Brasília. Caiado estava acompanhado do vice, Gilberto Kassab, do mesmo partido.
O projeto tem o objetivo de conhecer as propostas de governo dos candidatos à Presidência da República para o setor de comunicação brasileiro.
Durante o encontro, Caiado recebeu do presidente-executivo da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, a Agenda da Comunicação Social, documento elaborado pela ABERT e pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), que reúne propostas consideradas prioritárias para o fortalecimento da comunicação social no país.

A agenda está estruturada em três pilares. O primeiro, sobre a Liberdade de Expressão, de Imprensa e Fortalecimento do Jornalismo. O segundo, Competição e Responsabilidade no Ambiente de Mídia, reunindo medidas destinadas a promover o equilíbrio nos mercados digitais e assegurar a fiscalização e a responsabilização efetivas das plataformas de internet e demais agentes de mercado. O terceiro, Inovação, Modernização e Desenvolvimento da Comunicação Social, abrange os avanços tecnológicos da televisão, do rádio e do jornal, sua modernização regulatória e administrativa e o reconhecimento da comunicação social como indústria estratégica.
"Hoje, emissoras de rádio e televisão e jornais são organizações de comunicação multiplataforma, que acompanham a evolução dos hábitos de consumo de mídia da sociedade. Estamos presentes no rádio, na televisão aberta e nos jornais impressos, mas também nos aplicativos, nos celulares, nos automóveis conectados, nas redes sociais, nas plataformas de streaming e nas TVs conectadas. Somos uma indústria nacional estratégica, intensiva em criatividade, tecnologia, inovação e propriedade intelectual. Por isso, é fundamental que esse setor seja incorporado às políticas públicas de desenvolvimento produtivo", destacou Lobato Flôres.
Ao longo da reunião, Caiado apresentou as propostas de governo para o setor, além de destacar projetos nas áreas de segurança pública e saúde.
Em entrevista à ABERT, Caiado defendeu a liberdade e autonomia da imprensa, “fator determinante da democracia”.
“A relação que existe entre a democracia e a imprensa, uma é dependente da outra, são faces da mesma moeda, não existe independência de comunicação, não existe imprensa livre sem Estado Democrático de Direito, e não existe Estado Democrático de Direito sem também a comunicação livre, a imprensa livre no Brasil”, afirmou.
Segundo Caiado, o governo federal deve desburocratizar a vida da área de comunicação.
“Nas concessões, nas renovações que muitas vezes passam por alguma pressão, que é abominável imaginar que ainda existe isto, como se uma notícia que não agrade o governante se coloque ali como sendo uma postura que não deveria, uma notícia que não deveria acontecer. Então, a parte do governo, essa parte de facilitar, estimular e saber que a comunicação no Brasil faz parte de um segmento da indústria brasileira de altíssima relevância e com uma participação também alta no PIB nacional”.
Caiado destacou também o uso responsável da IA.
“Nós precisamos avançar na legislação de inteligência artificial para que ela seja capaz de ser competitiva, com código aberto, capaz de poder também punir aqueles que de forma criminosa utilizam a inteligência artificial. Mas essa parceria saberá acontecer”, concluiu.
Estiveram presentes na reunião os vice-presidentes institucionais Alfonso Aurin, Flávio Lara Resende e Paulo Tonet Camargo, além dos conselheiros Heloísa Helena Moreira, João Monteiro de Barros, Rodrigo Martinez, e Thiago Leal Resende. Também participaram da reunião o presidente da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT), Guliver Augusto Leão, o presidente da MIDIACOM RJ, André Dias, e o presidente da MIDIACOM MT, Antônio Alves. Representou a ANJ, o diretor de Relações Institucionais, Júlio Vinha.
O projeto ABERT/ANJ Presidenciáveis seguirá promovendo encontros com os demais candidatos à Presidência da República, contribuindo para o debate sobre políticas públicas voltadas para a comunicação social.
Crédito Foto: Alexandre Gajardoni/PSD

