O sinal digital de televisão vai chegar, ainda em fevereiro, a 59 cidades do Brasil. No dia 21, o processo de digitalização será concluído em Franca e 24 municípios vizinhos, e em Ribeirão Preto e outras 19 cidades próximas, todas em São Paulo. Já em Florianópolis (SC) e outros quatro municípios catarinenses, além de Juazeiro do Norte, Sobral e outras sete cidades cearenses, o sinal analógico será desligado em 28 de fevereiro.
O desligamento nessas cidades foi escalonado e começou no dia 31 de janeiro. Sem atingir o mínimo exigido pelo governo federal para o desligamento, de 90% das moradias aptas a receber o sinal digital, o Gired (grupo responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil) decidiu pelo escalonamento, dando mais prazo para a população se preparar, e garantindo o acesso à programação aberta e gratuita.
A Seja Digital, entidade responsável pela digitalização da TV em todo o Brasil, continuará a realizar as ações de mobilização da população. A meta é que 100% da população receba o sinal digital de TV aberta em casa.
O novo sinal trará mais qualidade de som e imagem gratuitamente para a população. Segundo o diretor de Projetos Especiais da TV Globo, André Dias, responsável por acompanhar as ações em cada cidade, todos podem ajudar nesse processo. “Os anúncios na TV e as ações que estamos fazendo nas cidades são muito boas, mas precisamos muito do boca a boca. Se um vizinho contar ao outro o que sabe sobre o desligamento, raramente alguém ficará sem TV quando o sinal analógico for desligado. Além disso, existem facilidades para todos se adequarem”, afirma ele.
Os Feirões Digitais, em parceria com lojas de eletroeletrônicos, oferecem oportunidades para aquisição de televisores e kits digitais com desconto. Moradores que participam de programas do governo como o Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e Luz para Todos, podem retirar kits com antenas, conversores digitais e controle remoto, gratuitamente.
Já os alunos voluntários do Senai percorrem as casas dos moradores para ajudar na instalação das antenas e conversores digitais.
Os agendamentos para a visita da Patrulha Digital em casa e retirada dos kits gratuitos podem ser feitos pelo número 147.