O rádio de pilha e o dos automóveis foram fundamentais na transmissão ao vivo das informações e orientações aos moradores das áreas afetadas pelo temporal na região de Santa Catarina, no último domingo (16). 29 cidades registraram estragos causados pelos ventos fortes e pelo fenômeno conhecido como tsunami meteorológico.
Muitas emissoras de rádio e TV foram atingidas. Antenas de transmissão foram destruídas pelo vendaval e vários radiodifusores tiveram prejuízos. Apesar das dificuldades causadas pelo temporal, equipes de rádio se deslocaram para as áreas atingidas e começaram a repassar as primeiras informações dos fenômenos ainda no início da noite de domingo.
A Rádio Antena1 de Imaruí e a Rádio Difusora de Laguna sofreram com a queda de energia e ficaram fora do ar. Algumas emissoras só conseguiram restabelecer a programação com a ajuda de geradores.
De acordo com a Defesa Civil do estado, os ventos chegaram a aproximadamente 97 km/h, provocando queda de árvores, galpões, destelhamento de casas e problemas na rede de abastecimento de energia elétrica. Os danos ainda estão sendo contabilizados.
O governador Raimundo Colombo visitou as áreas atingidas e anunciou que o dinheiro do fundo estadual para apoio em desastres naturais será destinado às famílias atingidas. A cidade de Tubarão foi a mais afetada e decretou estado de emergência.
Com informações da Acaert