Inovação, radiodifusão, inteligência artificial e sustentabilidade foram alguns dos temas discutidos no 2º Encontro Regional Midiacom/RJ, realizado no sábado (9) em Volta Redonda (RJ). O evento também abordou os desafios impostos pela concorrência com as gigantes de tecnologia e as novas tendências que impactam a comunicação.
Vice-presidente de televisão do Midiacom/RJ, André Dias foi o palestrante do painel "Midiacom, a nova voz da Radiodifusão Fluminense". Para ele, uma ação conjunta das emissoras é essencial diante da nova realidade do setor.
“O mundo mudou, e o nosso concorrente já não é mais a rádio do outro lado da rua. Hoje, as big techs usam nossos dados, monetizam o serviço, e 80% do faturamento vem de conteúdos que não são próprios", afirmou.
Dias reforçou ainda a necessidade de uma resposta unificada do setor e de uma legislação que assegure uma concorrência equilibrada entre a radiodifusão e as plataformas digitais.
O encontro contou também com a presença do presidente do Midiacom/RJ, José Antonio Nascimento Brito, além de representantes da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) e do Midiacom/MS.