As emissoras de rádio e TV do Rio Grande do Sul disponibilizaram quase R$ 75 milhões em mídias para ações sociais em 2014. O dado faz parte da 11ª edição do Relatório Social, divulgado pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert).
Esse é o maior valor de mídia doado desde a primeira edição do projeto em 2004. O número representa uma alta de 16% na comparação com o ano de 2013.
O Relatório Social tem o objetivo de aprofundar o vínculo dos veículos de radiodifusão com suas comunidades. A ação procura dar mais transparência e visibilidade à contribuição que as emissoras realizam, por meio de formas de apoio e projetos de interesse público. Campanhas de doação de sangue, de vacinação e de agasalhos são alguns exemplos das ações sociais.
O presidente da Agert, Roberto Cervo Melão, comemorou o resultado e disse que a iniciativa mostra que os veículos de comunicação tem um compromisso que vai além da informação. "É um compromisso de prestação de serviços e também na atuação junto às populações, transformando o meio em que atuamos. O Relatório Social é a publicação dessas ações desenvolvidas pela radiodifusão gaúcha", disse.
Para o presidente da Abert, Daniel Slaviero, o Relatório da Agert mostra a importância dos veículos de comunicação na formação de uma sociedade bem informada, que reconhece seus direitos e deveres com a sociedade. "A imprensa transparente é aquela que presta conta à sociedade, que esclarece o tema para ajudar a comunidade a entender o que acontece ao seu redor. Essa é a importância de uma imprensa livre, protagonista e atuante", disse.
O presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), Alexandre Jobim, afirmou que a transparência é elemento chave para a democracia e instrumento para aproximar a sociedade da gestão exercida por seus representantes.