Os projetos digitais da ABERT foram o impulso que faltava para as rádios da Rede Bahia entrarem de vez no universo digital. Após a contratação do streaming oferecido pelo Convênio ABERT-CICLANO, no fim de 2018, as rádios GFM 90.1, Jovem Pan 91.3 e Bahia FM 88.7, de Salvador (BA), e Bahia FM Sul, de Itabuna (BA), passaram a ter um serviço de transmissão da programação online de qualidade, de acordo com o gerente executivo do segmento rádios da rede, Luis Moreira.
"O streaming da ABERT foi muito importante para mergulharmos de vez no nosso projeto de presença digital. A gente sabia que tudo passava pelo streaming. Uma vez resolvida essa questão, nós conseguimos entregar um serviço de qualidade para nossos ouvintes. A parceria surgiu bem na hora que estávamos na busca por um bom streaming", afirma Moreira.
O gerente da Rede Bahia destaca que é preciso acompanhar o movimento dos novos ouvintes, que estão, cada vez mais, consumindo conteúdo pela internet.
"Vejo que os hábitos estão mudando. Hoje, o meio não é o fim para entregar o conteúdo. Se o ouvinte vai me consumir no dial, no aplicativo no celular ou em outra plataforma que ainda vai surgir, não importa. O que importa é que ele encontre minha rádio acessível", ressalta.
Para monitorar e gerenciar a participação das emissoras no ambiente digital, a rede de rádios está criando o projeto Presença Digital.
"Hoje me falta braço internamente para fazer todo o monitoramento digital. Com esse novo projeto, estamos nos estruturando, comprando novas câmeras, digitalizando o estúdio e preparando tudo para consumo visual também. Queremos que nossas plataformas digitais tenham interação e entrega de conteúdo, que não sejam apenas repetidoras de programação", conta o gerente.
Presentes no aplicativo integrador MobiAbert e no site MobiAbert Play (www.mobiabertplay.com.br), que reúnem 2,5 mil emissoras em uma única plataforma, todas as emissoras da rede mantêm as páginas das rádios atualizadas. Moreira também ressalta as vantagens oferecidas pelo login do radiodifusor (acesse o e-book aqui para conhecer).
"A ABERT entregou um modelo de aplicativo completo, com dados e onde tenho muito mais interatividade com o ouvinte, bem mais que em outras plataformas", destaca ele.