Notícias

    Relator especial para a Liberdade de Expressão da ONU visita a Abert

    A Abert recebeu nesta quarta-feira, 12, a visita do relator especial para Promoção da Liberdade de Opinião e de Expressão da ONU, Frank La Rue. No encontro, ele sugeriu um seminário entre os países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para discutir temas relacionados à internet, com a participação de governos e empresas privadas.

    A ideia recebeu o apoio do presidente da Abert, Daniel Slaviero, que colocou a entidade à disposição do relator também para tratar de temas sobre a realidade brasileira.

    La Rue comentou sobre seu trabalho à frente da relatoria, apontando como prioridades a liberdade de expressão, proteção a jornalistas, diversidade cultural e novas tecnologias, com atenção especial à internet. O relator destacou a importância de haver transferência de tecnologia para que, em países em desenvolvimento, seja possível ampliar o acesso às novas tecnologias de informação e comunicação, alcançando maior número de pessoas.

    A oitava meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, documento das Nações Unidas, é a redução da brecha entre aqueles que contam com conexão de alta velocidade e os usuários que ainda usam conexão telefônica ou ainda aqueles que sequer têm acesso à rede. De acordo com dados da organização, em 2008, apenas uma em cada seis pessoas utilizavam a rede em países em desenvolvimento.

    O presidente da Abert, Daniel Slaviero, falou do papel relevante que cumprem as empresas de radiodifusão comercial no país. “Contribuímos para o desenvolvimento, a consolidação democrática e a defesa da liberdade de imprensa e de expressão”, disse.

    Os conselheiros da entidade Paulo Tonet Camargo e Alexandre Jobim comentaram sobre diversos aspectos do modelo federativo da radiodifusão brasileira, esclarecendo dúvidas do relator. O diretor-geral da Abert, Luís Roberto Antonik apresentou um panorama da comunicação no país, destacando a multiplicidade de meios, o nível de penetração de cada um e características legais e regulatórias da televisão e do rádio.

    Participaram do encontro o diretor-executivo da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), Ricardo Pedreira, a diretora de Relações Governamentais do Grupo Abril, Angela Rehem, que representou a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), o conselheiro de Comunicação e Informação da Unesco para o Mercosul e Chile, Guilherme Canela, a coordenadora da Unidade de Comunicação, Informação Pública e Publicações da Unesco no Brasil, Ana Lúcia Guimarães.


    Assessoria de Comunicação da Abert

     

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar