De um lado, emissoras de rádio e televisão se preparam para ofertar produtos e serviços inovadores usando tecnologias 3D e o Ultra High Definition. De outro, empresas de telecomunicações cobiçam novas faixas de freqüência para prestar serviços de internet banda larga.
Esse cenário de disputa por faixas de frequências acende uma importante questão no Brasil: a da regulação do espectro radioelétrico, que será tema de destaque do Seminário Técnico promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) no dia 21 de junho, em Brasília.
O evento faz parte da programação do 26º Congresso Brasileiro da Radiodifusão, que inicia no dia 19. O congresso marca os 90 anos do rádio brasileiro e os 50 anos da entidade.
Segundo o diretor-geral da Abert, Luís Roberto Antonik, o seminário abordará com profundidade questões técnicas que determinarão o futuro do rádio e da televisão brasileiras. Administração do espectro, transição da TV aberta analógica para digital, a definição do padrão digital para o rádio, a extensão da faixa de FM e a migração de OM, e o ambiente de convergência e seus impactos para os meios de comunicação serão alguns dos principais temas discutidos.
Entre os palestrantes e painelistas já confirmados estão o superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel, Marconi Maya, o gerente geral de Certificação e Engenharia do Espectro da Anatel, Marcos de Souza Oliveira, a presidente da Sociedade de Engenharia de Televisão (SET), Liliana Nakonechnyj, Thiago Aguiar Soares e Egon Cervieri Guterres, da Anatel, e Marco Túlio Nascimento, da SGR.
Veja a programação completa: http://www.congressoabert.com.br/programacao
Inscrições
Os interessados em participar do maior evento da radiodifusão brasileira podem se inscrever com desconto e condições especiais até o dia 31 de março acessando o site oficial do evento: http://www.congressoabert.com.br/inscrica . Há opções diferenciadas para radiodifusores associados, não associados e estudantes. Os alunos de graduação em Engenharia poderão assistir também ao Seminário Técnico, reservado a engenheiros do setor de radiodifusão.
Assessoria de Comunicação da Abert