A senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) visitou a Abert, nesta terça-feira, 24. A parlamentar foi recebida pelo presidente da entidade, Daniel Slaviero, o conselheiro Alexandre Jobim, diretores e representantes de outras associações e empresas do setor de comunicação.
Durante a visita, a senadora falou à Rádio Abert sobre diversos temas. Entre eles, projetos ligados à saúde. Ana Amélia relatou duas matérias, que já são leis, e facilitam o acesso de pacientes ao tratamento do câncer.
O primeiro obrigou o Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer cirurgia plástica reparadora da mama em seguida à retirada do câncer, quando houver condições médicas. O outro projeto possibilitou o tratamento de câncer no sistema público de saúde 60 dias após o diagnóstico.
“O tratamento e o cuidado urgente imposto pela lei vai aumentar muito as chances de cura”, acredita a parlamentar.
Além desses dois projetos relatados, a senadora Ana Amélia é autora de uma proposta que obriga a cobertura, por parte dos planos de saúde privada, das despesas com medicamentos de uso oral contra o câncer no tratamento domiciliar, a chamada quimioterapia oral.
O projeto foi aprovado recentemente na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e será novamente analisado no Senado Federal.
Assessoria de Comunicação da Abert