Começou no primeiro minuto desta quinta-feira (9) e vai até o dia 22 de novembro, o processo de desligamento do sinal analógico de TV em Belo Horizonte e em outros 38 municípios mineiros.
O Gired, grupo responsável pela coordenação da implantação da TV digital no Brasil, decidiu usar o prazo de duas semanas para que as cidades envolvidas possam atingir os 90% de domicílios aptos a receber o sinal digital de TV.
De acordo com a pesquisa Ibope, divulgada na última segunda-feira (6), Belo Horizonte atingiu 89,3%. Como faltaram poucos décimos para a meta estabelecida em portaria pelo Ministério das Comunicações, o desligamento do sinal analógico por parte das emissoras de TV será voluntário até o dia 22. A partir desta data, o sinal será exclusivamente digital.
Não foi a primeira vez que o Gired usou essa estratégia de escalonar o desligamento do sinal analógico de TV. No Rio de Janeiro e em outros 17 municípios vizinhos, o fim das transmissões analógicas começou em 26 de outubro e também irá até 22 de novembro.
Kit digital
O agendamento e a distribuição dos kits digitais gratuitos às famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal continuam em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e região metropolitana das duas capitais. Em BH, 75% dos equipamentos, compostos por antena, cabos e conversor, já foram entregues. Em Minas Gerais, serão distribuídos cerca de 500 mil kits.
No Rio de Janeiro, o número é ainda maior. 80% dos cerca de 1,2 milhão de kits já foram retirados pelas famílias de baixa renda.
Feirão Digital
Shoppings e centros comerciais de BH continuarão realizando, nos próximos dias, o Feirão Digital, evento promovido para estimular a compra de kits digitais a preços competitivos.
A Patrulha Digital também segue trabalhando a todo vapor. Os voluntários estão percorrendo os bairros dos municípios mineiros com o caminhão da TV digital e visitando as casas para auxiliar na instalação das antenas e conversores.
No Rio de Janeiro, a Patrulha Digital estará no sábado (11) na Biblioteca Pública da Praça do Pacificador , em Duque de Caxias, na baixada fluminense. No mutirão, os beneficiários dos programas sociais federais poderão retirar os kits e tirar dúvidas sobre a instalação.
O agendamento para retirada do equipamento pode ser feito pelo telefone 147.