O sinal digital de TV já é exclusivo em mais 14 cidades das regiões Norte e Centro-Oeste. Desde os primeiros segundos desta quarta-feira (15), as capitais Macapá (AP), Porto Velho (RO), Palmas (TO), Cuiabá (MT) e outros 10 municípios vizinhos contam exclusivamente com o novo sinal de televisão.
Pesquisa Ibope divulgada na segunda-feira (13) mostrou que todos estes municípios atingiram o percentual mínimo de 90% de domicílios aptos a receber o sinal digital de TV aberta.
Já as capitais Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e Boa Vista (RR) e outras 4 cidades terão o desligamento escalonado até o dia 31 de outubro. Para estas cidades, não será necessária uma nova pesquisa, já que o percentual de 90% quase foi atingido.
Com o desligamento nessas duas regiões, mais de 4 milhões de pessoas têm acesso ao novo sinal de TV, mais nítido, sem ruídos e com melhor qualidade de áudio. Desde o início do processo de digitalização da TV, em março de 2016, mais de 100 milhões de brasileiros já assistem de forma exclusiva ao sinal digital. Os feirões digitais continuam ocorrendo em todas as cidades, com a venda de televisores e kits digitais a preços promocionais.
Famílias de baixa renda, cadastradas em programas sociais do governo federal, como o Minha Casa Minha Vida, Luz para Todos e Bolsa Família, têm direito ao kit digital gratuito.
A equipe da Patrulha Digital, formada por alunos voluntários do SENAI, também continuarão percorrendo os bairros dos municípios beneficiados com a TV digital, auxiliando na instalação dos kits digitais.
Ainda em agosto, o sinal analógico será desligado nos municípios de Juazeiro e Sobral, ambos no Ceará, beneficiando 800 mil pessoas.