O site da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão – Abert, conta com uma novidade: as páginas agora possuem recursos de acessibilidade. O programa permite aos deficientes auditivos, visuais parciais, idosos, daltônicos e outras pessoas com necessidades especiais acessarem informações e interagirem de forma independente. Os recursos podem ser encontrados nos conteúdos em cada uma das páginas do site. O sistema foi elaborado com base na solução Rybená WEB, uma tecnologia nacional, que tem em seu desenvolvimento a participação direta de pessoas portadoras de deficiências auditivas e visuais.
Além de permitir uma experiência diferente de obter informações, o áudio pode auxiliar pessoas com deficiência visual parcial a navegar nas informações oferecidas no site da entidade. “É uma nova oportunidade para as emissoras oferecerem conteúdo a todas as pessoas, colocando o recurso em seus sites”, explica o diretor-geral da Abert, Luís Roberto Antonik. “A radiodifusão sempre foi reconhecida por seu papel de integração nacional, e a acessibilidade seguramente é o próximo passo. Estamos trabalhando para difundir a implantação dos recursos e acredito que todas as novas ideias são válidas para tentarmos diminuir a lacuna”, afirma o diretor.
Na avaliação de Renato Prestes, diretor do Grupo ICTS, a inclusão digital no Brasil ainda é um grande desafio, e quando o assunto envolve pessoas com necessidades especiais e deficiências, o problema é ainda maior. “Desenvolver tecnologias que promovam a acessibilidade na WEB requer pesquisa, alto investimento e aprimoramento constante”, explica Prestes. O grupo é formado pelo Instituto Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia de Software e pelo Centro de Tecnologia de Software Ltda (CTS).
O novo recurso de acessibilidade pode ser acessado por ícones colocados no canto superior esquerdo do site da ABERT. O primeiro traduz o texto em português para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O usuário deve selecionar o texto e clicar no símbolo, imediatamente a Rybeninha (Avatar 3D) aparece na tela e traduz o texto. O segundo converte texto em voz. O usuário deve selecionar o texto e clicar no símbolo, imediatamente, a ferramenta reproduz em áudio. O terceiro amplia ou reduz o tamanho do texto – para acioná-lo, basta o usuário clicar no ícone. O quarto altera o contraste da página quando o usuário clica no ícone.
Os radiodifusores interessados em disponibilizar o recurso de acessibilidade podem contatar a assessoria técnica da Abert, pelo
Assessoria de Comunicação da Abert