O tempo da propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio nos municípios pernambucanos de Recife e Caruaru foi cortado pela metade. No 2º turno, a duração dos programas passou de 20 para 10 minutos, sendo 5 minutos para cada candidato.
A pedido da Associação de Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (ASSERPE), em parceria com o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Pernambuco (Sertepe), as coligações Frente Popular de Pernambuco e Recife Pela Democracia, dos candidatos à prefeitura Geraldo Julio (PSB) e João Paulo (PT), entraram com o processo para solicitar a redução do tempo da propaganda eleitoral, também chamada de guia eleitoral.
O juiz coordenador da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral do Recife, Clicério Bezerra e Silva, acatou o requerimento na terça-feira (4).
“A ABERT foi a fonte inspiradora de todo o processo. Foi a Associação que despertou essa possibilidade e fez toda a articulação inicial junto ao nosso vice-presidente Vicente Jorge”, afirmou Cleo Niceas, presidente da ASSERPE.
A solicitação de mudança do tempo da propaganda eleitoral também foi feita para o município de Olinda, mas a redução não foi possível porque um dos candidatos não concordou.
“Também devo ressaltar a compreensão e participação dos candidatos de Caruaru e Recife, que acataram a mudança. Além de ficar mais fácil conciliar o tempo da programação, fica menos oneroso para os partidos”, concluiu o presidente da ASSERPE.
O guia eleitoral começa a ser exibido na próxima segunda-feira (10) e passará na televisão das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. No rádio, os horários dos programas partidários são das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.
Sobre as inserções na TV, o tempo diário total será de 42 minutos, 21 minutos para cada coligação, exibidas na programação das 5h à meia-noite.