O Memória ABERT abriu, na terça-feira (1º), as comemorações dos 70 anos da TV aberta no Brasil.
Nas redes sociais da ABERT, Facebook, YouTube e Twitter, já é possível acompanhar a história do meio de comunicação que há sete décadas é considerado uma paixão nacional.
O resgate da história da TV está em fotos e textos que contam curiosidades e bastidores muitas vezes desconhecidos do público em geral.
No dia 18 de setembro, data em que se comemora o início das transmissões da TV aberta no país, estão previstas algumas atividades, como o Papo ABERT Especial 70 anos da TV, com os jornalistas e pesquisadores Elmo Francfort e Maurício Viel.
Os dois são os autores do livro “TV Tupi: do tamanho do Brasil”, que resgata a história da primeira estação de TV da América do Sul, inaugurada em 1950, com seu primeiro canal em São Paulo (SP). O lançamento do primeiro volume do livro também será no dia 18.
Na mesma data, será lançada nacionalmente a campanha desenvolvida pelo Projeto TV ANO 70, com vídeo para as emissoras associadas.
As iniciativas em homenagem à TV são colaborativas. A emissora interessada em participar pode enviar vídeos, áudios, fotos e textos para o email
Todas as informações e documentos históricos estarão reunidos no site abert.org.br/memoria, que já está em contagem regressiva.