Na semana de aniversário dos 70 anos da TV aberta no Brasil, a ABERT preparou uma programação especial para comemorar a data. “Priorizamos ações e eventos que resgatam a história da televisão em nosso país, com um olhar também no futuro, bastante promissor”, afirma Flávio Lara Resende, presidente da ABERT.
SITE
Em contagem regressiva para o Dia Nacional da TV, comemorado em 18 de setembro, será lançado o portal do Memória ABERT, alusivo inicialmente ao projeto TV ANO 70. A estreia será na quarta-feira (16), às 18 horas, no www.abert.org.br/memoria/ . Linha do tempo, matérias especiais, galerias de fotos e vídeos, curiosidades e uma área colaborativa para depoimentos, fazem parte do portal, que teve total apoio dos acervos das emissoras que integram a ABERT. Diariamente, novos conteúdos serão postados, ficando como um legado da ABERT para a história da televisão de forma virtual. Em breve, uma exposição virtual estreará também no ambiente.
CAMPANHA
A partir do dia 18 de setembro, a ABERT lança na TV a primeira peça da campanha "Aberta Pra Você". O primeiro dos três vídeos tem como base a emoção, tão presente nos programas de entretenimento. Em 30 segundos, o público verá uma amostra de momentos emocionantes, passando por grandes atrações das emissoras brasileiras. O roteiro da primeira campanha, "Aberta pra Emoção", traz uma descrição dos sentimentos que unem a programação da TV à memória do telespectador. A realização da campanha contou com total apoio das emissoras associadas à ABERT. O vídeo ficará disponível para todos os canais exibirem gratuitamente.
No canto da tela, ao apontar o celular para o QR Code presente na campanha, o telespectador irá diretamente para o portal do Memória ABERT, tendo acesso a todo conteúdo dedicado aos 70 anos da TV no Brasil.
PAPO ABERT EDIÇÃO ESPECIAL
Os 70 anos da TV aberta também serão lembrados no Papo ABERT, encontro online que terá edições especiais, com artistas, jornalistas e personalidades da TV brasileira. A primeira edição será na quinta-feira (17), às 17h, e terá a participação do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, do coordenador do Projeto TV ANO 70, Elmo Francfort, e do jornalista e pesquisador Maurício Viel.
LIVRO
O primeiro volume do e-book "TV Tupi: Do Tamanho do Brasil", dos jornalistas Elmo Francfort e Maurício Viel, contará não apenas o início da história da pioneira TV Tupi, como de toda criação e implantação da televisão no mundo. O livro passa também pela força do rádio no Brasil e os bastidores da Cidade do Rádio. Ainda há um conteúdo inédito sobre as transmissões experimentais de televisão em nosso país antes da TV Tupi. Centenas de páginas e fotos registram a radiodifusão nacional do início à metade do século XX, com a implantação das primeiras emissoras do país, formadoras do eixo Rio-São Paulo: as duas TVs Tupi, a paulistana e a carioca. A obra desvenda mistérios e explica histórias que antes não foram analisadas sem o devido aprofundamento: o que é lenda e o que foi real nos primórdios da TV no Brasil.
Até dezembro serão lançados mais dois volumes, com a continuação da história, chegando ao videoteipe, a rede nacional, as cores, o declínio e o legado da Tupi. Nesse primeiro volume, a jornalista Cristina Padiglione assina o prefácio. Nos próximos, estrarão Laura Cardoso e Eva Wilma, grandes estrelas de destaque na história da Rede Tupi de Televisão. O primeiro volume do e-book será lançado no dia 18 de setembro, e estará disponível para download no site do Memória ABERT.
REDES SOCIAIS
Nas redes sociais da ABERT, já é possível acompanhar a história da TV aberta no Brasil com as curiosidades e bastidores da implantação do meio, considerado uma paixão nacional. Fotos, muitas vezes inéditas, contam momentos que marcaram as principais atrações da “caixa mágica”. Vale a pena conferir em www.facebook.com/ABERT.RadioeTV e www.youtube.com/user/assbrasilradioetv