O sinal digital de televisão já é exclusivo em São Luis (MA) e 10 cidades vizinhas e também em Bauru e outras nove cidades do interior de São Paulo. Desde os primeiros segundos desta quinta-feira (29), cerca de 2 milhões de pessoas contam apenas com o novo sinal.
Pesquisa Ibope mostrou que 95% dos domicílios da região de São Luís já estão aptos a receber o novo sinal. Em Bauru, o levantamento apontou que 91% dos lares estão preparados para as transmissões digitais. De acordo com portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o sinal analógico só pode ser desligado nas cidades que tenham, no mínimo, 90% dos domicílios preparados para o sinal digital de TV aberta e terrestre.
Em Presidente Prudente, São José do Rio Preto e mais 42 municípios de São Paulo o desligamento do sinal analógico começou de forma escalonada e vai até o dia 18 de abril. Nessas cidades, a pesquisa apontou 89% dos domicílios aptos.
Durante a assinatura da portaria que autorizou o desligamento do sinal analógico em São Luís e Bauru, o ministro Gilberto Kassab comemorou o andamento do processo de chegada da TV digital no Brasil. “O processo de implementação da TV digital é um sucesso. Estamos beneficiando milhares de brasileiros e até o momento sem nenhum problema ou queixa da população”, disse.
O diretor geral da ABERT Cristiano Lobato Flores também ressaltou o êxito do desligamento do sinal analógico de TV. “Com a chegada da TV digital nessas cidades estamos atingindo 85 milhões de brasileiros que contam apenas com o novo sinal, mais nítido e com melhor qualidade de áudio. Esse processo feito em conjunto, entre radiodifusores, governo e empresas de telecomunicações, realmente é um marco”, disse Flores.
De acordo com o cronograma do governo, até agosto todas as capitais brasileiras terão o sinal digital de TV de forma exclusiva. Até o final de 2018, cerca de 125 milhões de pessoas assistirão apenas às transmissões digitais.